21.12.17

Amar uns aos outros

Quarta-feira, 20 de Dezembro

4. Leia Romanos 13:8. Como devemos entender este texto? Se amamos, somos dispensados da obediência à lei de Deus?

Assim como Jesus fez no Sermão do Monte, Paulo ampliou os preceitos da lei, mostrando que o amor deve ser a força motivadora por trás de tudo o que fazemos. Visto que a lei é uma transcrição do caráter de Deus, e Deus é amor, amar, portanto, é cumprir a lei. Contudo, Paulo não estava a substituir os preceitos precisamente detalhados da lei por um padrão vago de amor, como afirmam alguns cristãos. A lei moral ainda é válida, pois é ela que revela o pecado – e quem nega a realidade do pecado? No entanto, a lei realmente só pode ser obedecida no contexto do amor. Lembre-se, alguns daqueles que crucificaram Cristo seguiram, depois, para as suas casas para guardar a lei!

5. Leia Romanos 13:9, 10. Que mandamentos citou Paulo para ilustrar o princípio do amor na observância da lei? Porque estes em particular? Assinale “V” para verdadeiro ou “F” para falso:

A.( ) Não adulterarás, não matarás, não furtarás e não cobiçarás. Porque eles estão relacionados com o amor ao próximo e com os relacionamentos.

B.( ) Não terás outros deuses; não farás imagens de escultura; não tomarás o nome do Senhor em vão; lembra-te do dia de sábado.

Curiosamente, o amor não era um princípio recém-introduzido. Ao citar Levítico 19:18, “amarás o teu próximo como a ti mesmo”, Paulo mostrou que o princípio era parte integrante do sistema do Antigo Testamento. Novamente, Paulo recorreu ao Antigo Testamento para apoiar a sua pregação do evangelho. A partir do que Paulo ensinou nestes versos, alguns argumentam que apenas os poucos mandamentos mencionados ali estão em vigor. Em caso afirmativo, isso significa que os cristãos podem desonrar os seus pais, adorar ídolos e ter outros deuses diante do Senhor? Claro que não!

Observe o contexto destes versos. Paulo estava a tratar da maneira como nos relacionamos com os outros; por isso ele especificou os mandamentos centrados nestes relacionamentos. O seu argumento certamente não deve ser interpretado como se o restante da lei tivesse sido anulado (veja Atos 15:20; 1 Tessalonicenses 1:9; 1 João 5:21). Além do mais, como destacam os escritores do Novo Testamento, ao mostrar amor para com os outros, mostramos o nosso amor para com Deus (Mateus 25:40; 1 João 4:20, 21).

O seu relacionamento com Deus é refletido no seu relacionamento com os outros? O amor é importante neste contexto? Como amar os outros como Deus o ama? O que o impede de amar?