12.12.17

A Eleição da Graça

Segunda-feira, 11 de Dezembro

2. Leia Romanos 11:1-7. Que ensino comum esta passagem nega de maneira clara e irrevogável?

Na primeira parte da sua resposta à pergunta: “Terá Deus, porventura, rejeitado o Seu povo?”, Paulo mostrou que há um remanescente, uma eleição da graça como prova de que Deus não rejeitou o Seu povo. A salvação está disponível a todos os que a aceitam, tanto judeus quanto gentios.

Devemos lembrar que os primeiros convertidos ao cristianismo eram todos judeus (por exemplo, o grupo convertido no dia de Pentecostes). Foi preciso uma visão especial e um milagre para convencer Pedro de que os gentios tinham igual acesso à graça de Cristo (Atos 10; compare com Atos 15:7-9) e de que o evangelho também devia ser levado a eles.

3. Leia Romanos 11:7-10. Será que Paulo estava a dizer que Deus propositadamente cegou os israelitas que tinham rejeitado Jesus para que eles não vissem a salvação? O que está errado nesta ideia? Assinale a alternativa correta:

A.( ) Não. Deus elegeu todo o povo de Israel para a salvação. Uma parte da nação foi cegada em relação às funções que deviam desempenhar na causa de Deus.

B.( ) Sim, pois Deus privilegia alguns com a luz da salvação, enquanto outros são privados do evangelho.

Em Romanos 11:8-10, Paulo citou o Antigo Testamento, que os judeus aceitavam como autorizado. As passagens que Paulo citou retratam Deus dando a Israel um espírito de entorpecimento, impedindo-o de ver e ouvir. Será que Deus cega os olhos das pessoas para impedi-las de ver a luz que as levaria à salvação? Nunca! Estas passagens devem ser compreendidas à luz da explicação de Romanos 9. Paulo não estava a falar da salvação individual, pois, em relação à salvação, Deus não rejeita nenhum grupo de pessoas. Assim como sempre foi, a questão aqui trata da função que estas pessoas desempenham em Sua obra.

Porque é errada a ideia de que Deus rejeita grupos de pessoas em termos de salvação? Porque vai isso contra o ensino do evangelho, que em seu cerne mostra que Cristo morreu para salvar todos os seres humanos? No caso dos judeus, como essa ideia levou a resultados trágicos?
-->