3.4.13

O valor das coisas simples



"Corta a tua propria lenha e vai-te aquecer duas vezes." Henry Ford

A vida é melhor com coisas simples. Quando era criança, não tinha computador, tinha dois canais de televisão, andava muito na rua, em casa não havia micro ondas, brincava com pião, fisga, carrinhos, brincava as escondidas na floresta, subia às árvores, observava a natureza... tanta coisa!

Quando foi a ultima vez que desligaste tudo? Televisão, computador, telemóvel. Ontem olhava para a lareira e pensava: "melhor programa de televisão que já vi." Lembro-me de um fim de semana aqui em Penela, à pouco tempo atrás, em que nos faltou a electricidade durante 2 ou 3 dias. Sem luz eléctrica, sem Internet, mas com lareira... e tempo para falar e ouvir o som do silêncio, sem as distracções deste mundo.

Lembro-me também de uma noite, muitos anos atrás, em que eu e o meu irmão mais novo estávamos a ver um filme. Nos últimos minutos do filme, faltou a luz. "Oh não, e agora?! Como acaba o filme???" Depois vimos que a luz tinha faltado porque estava a passar uma trovoada. Fomos para a janela, e Deus deu-nos uma das mais bonitas tempestades eléctricas que já vi, todo o céu iluminado com raios de um lado ao outro da abóbada celeste. Infinitamente melhor que o filme. Até hoje ainda não sei como aquele filme acaba. :)

Conselho de amigo? Desliguem. Simplifiquem. Usem fogão em vez de micro ondas. Aprendam a arte de esperar, desenvolvam a paciência. Olhem mais para a paisagem do que para a tv. Vejam a natureza mais vezes do que veem o "BBC Vida Selvagem". Melhor, não vejam televisão! Passem mais tempo com quem amam, e liguem-se mais a Deus. O tempo será mil vezes mais aproveitado.

"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."

Mateus 6: 25-32

A felicidade é feita de coisas simples. Pensem nisso. :)

Sem comentários: