19.2.10

Fidelidade

“E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gálatas 6:9.

O FRUTO DO ESPÍRITO CONHECIDO COMO “FIDELIDADE” também podia ser chamado “lealdade”. Fala de perseverança, firmeza de propósito, sobre tudo quando as coisas são difíceis. Fidelidade implica firme adesão. São sinóni­mos: lealdade, que implica uma devoção sem falhas; constância, o que sugere ausência de incerteza; firmeza, que implica uma adesão tão forte aos princípios ou objectivos, que estes não podem ser postos de lado; determinação, que realça coragem inabalável.

“Quem é fiel no mínimo, também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo, também é injusto no muito.” Lucas 16:10.

Em que aspectos já viu este princípio manifestado na sua própria vida? Afinal, se não formos fiéis nas coisas pequenas, por que razão havemos de pensar em ser fiéis nas maiores?

“A maior necessidade do mundo é a de homens – homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exacto, homens cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é recto, ainda que caiam os céus.” – Ellen G.White, Educação, p. 57.

As seguintes palavras indicam alguns dos componentes da fidelidade:

Fiabilidade – Fiabilidade significa que as pessoas podem contar consigo. Quando é que foi a última vez que alguém o/a desapontou? Lembra-se de como é que isso o/a fez sentir-se? Se lhe falta fiabilidade, o que é que isso quer dizer acerca do seu carácter pessoal?

Honestidade – Honestidade é veracidade. Significa que não mentimos, nem defraudamos, nem roubamos. A honestidade é uma pedra fundamental de um carácter forte e deve estar presente em tudo todos os dias da nossa vida.
Integridade – A integridade é como um código de honra. Quando se tem integridade, tem-se certos valores e crenças pelos quais vivemos. Significa também que respeitamos os valores e as crenças dos outros. A integridade é também uma das pedras de edificação do carácter.

Lealdade – Lealdade é dedicação. Significa que permanecemos ao lado de alguém mesmo quando as coisas se tornam difíceis. A lealdade é uma parte importante da amizade. Será que a lealdade inclui fazer alguma coisa errada por um amigo? A lealdade tem limites? De que modo pode alguém levar uma coisa boa, como a lealdade, longe de mais?

Mas, como as estrelas no vasto circuito da sua indicada órbita, os desígnios de Deus não conhecem adiantamento nem demora. Mediante os símbolos da grande escuridão e do forno fumegante, Deus revelara a Abraão a servidão de Israel no Egipto, e declarara que o tempo da sua peregrinação seria de quatrocentos anos. ‘Sairão depois com grandes riquezas (Gén. 15.14).’ Contra essa palavra, todo o poder do orgulhoso império de Faraó batalhou em vão.‘Naquele mesmo dia’, indicado na promessa divina, ‘todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egipto’ (Êx. 12:41). Assim, nos conselhos divinos fora determinada a hora da vinda de Cristo. Quando o grande relógio do tempo indicou a hora certa, Jesus nasceu em Belém.” – Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, P. Servir, p. 23.

Sem comentários: